Catolicismo Resumo, Origem, Crenças, Ortodoxo, Romano, No Brasil

· 3 min read
Catolicismo Resumo, Origem, Crenças, Ortodoxo, Romano, No Brasil

As devoções aos santos na cultura popular se apresentam como resposta para dar sentido a sua vida. Surge daí a importância do santo na vida dos devotos do catolicismo popular, pois o contato com o  santo ocorre de forma direta, sem nenhuma intervenção por parte da institucionalidade. A romaria de Juazeiro do Norte é, sem dúvida, um momento forte de devoção do catolicismo popular, pois, ali as suas promessas são pagas, as penitências são feitas, os terços são rezados. A Igreja, hoje, convoca  cada cristão, o homem da rua, o profissional, o João da esquina e a D.

E complementa o autor que o governo teria aproveitado o apoio da Igreja como “[...] uma valiosa força auxiliar na contenção dos movimentos revolucionários [...]. Um decênio que marcou o reatamento das relações entre a Igreja Católica e o Estado no Brasil, num desejo de mútua colaboração”. Ademais, apontou ainda sucessivos eventos nesse período, associando habilmente o elemento religioso, cívico e político. Relatos contam que há um consenso entre os historiadores com os estudos da Igreja Católica identificando e compreendendo o marco da restauração católica.  https://meulink.has.coffee/ycktbfb5  essa fase pela presença da Igreja na sociedade e pelo início da sua colaboração com o governo.

Acompanhe Nas Redes Sociais



Sabe-se que o catolicismo popular no Brasil tem suas raízes mais profundas lá na Idade Média, aqui tendo chegado com os colonizadores portugueses. O estudo do catolicismo popular vem crescendo e possibilitando novos caminhos que tornam mais fáceis a compreensão e a explicação da cultura sertaneja do Nordeste brasileiro. Por outro lado, os estudos mostram que cerca de 80 % mais ou menos dos católicos da América do Sul praticam o catolicismo popular. Portanto, podemos definir o catolicismo popular como uma variação de crenças e práticas que ao longo da tradição do cristianismo, foram socialmente incorporados como “católicas”.

  • Anos seguintes, a aprovação do Estado como laico deu liberdade para que todas convivessem livremente.
  • Ainda, o conjunto formado pela hierarquia eclesiástica local, o clero e os católicos em geral, como alvo da Igreja Católica no Brasil direcionado pela Santa Sé.
  • A insubordinação da cristandade oriental ao papado romano – junto a divergências doutrinárias abordadas abaixo, em seção sobre o catolicismo ortodoxo – inaugura a divisão que ainda hoje vigora no seio do cristianismo.
  • Sua principal diocese é a da Cantuária , sé em que convergem as diferentes igrejas da Comunhão Anglicana.
  • Com a rejeição de emendas religiosas, apoios foram reduzidos demonstrando “profundos ressentimentos”.


Nesse paralelo, a Igreja inquietava-se com o crescente questionamento da autoridade estabelecida por ela mesma e pelos governos monárquicos. Nesses tempos, o socialismo, identificado pela Igreja como um braço do leito liberal, tornou-se concorrente da Igreja Católica, que perdia a legitimidade sobre o receituário da felicidade eterna, já que sua preocupação com o socialismo se tornou perceptível nos documentos papais. Para autores como Manoel (2008, p. 41-60), essas correntes ameaçavam não somente as crenças religiosas, mas também o poder temporal da instituição católica. Foi uma fase que ficou marcada pela laicização de vários serviços públicos, como a  educação e a administração de cemitérios13. Em síntese, amplia nosso estudo um novo conceito e uma nova concepção de estratégias da política da Igreja, como um processo agregando lideranças eclesiásticas,  coordenando e mobilizando uma variedade de recursos internos e externos, visando atingir os desígnios da Igreja Católica.

Catolicismo No Brasil E No Mundo



A missa é o principal ato católico que reconstitui o ritual da última ceia. Os demais são o batismo, a crisma, a penitência, o casamento, a ordenação e a unção dos enfermos. Outra característica que os distingue é o fato de um homem casado possa ser padre, mediante o consentimento da esposa. Na Igreja católica romana tal não seria possível, pois o celibato é obrigatório para os sacerdotes. Os movimentos “heréticos” fizeram surgir a Inquisição e perseguições religiosas; com a descoberta das Américas, veio a evangelização-colonização das novas terras.